quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"A universidade não é patrimônio de ninguém, é patrimônio do povo!"



A aprovação das cotas para estudantes oriundos de escolas publicas, sancionada pela presidenta Dilma no ultimo dia 29, representa um avanço!
O maior discurso - da direita, do conservadorismo, da liberal-"democracia", da burguesia, dos que reproduzem o discurso da mídia que aliena - para criticar essa medida é o da igualdade, para alguns “fere o principio da igualdade” (!) Mas, qual é seu conceito?

A igualdade sob a perspectiva libertadora não responde mesmo às expectativas (capetalista) capitalistas!

A distribuição de mesmo peso não representa a igualdade quando as realidades não são as mesmas, quando os pontos de partida não são os mesmos, isso seria pensar uma igualdade a partir de um patamar já igual. A sociedade é plural, cheia de inconstâncias, tempos, modelos, espaços diferentes e com um histórico de opressão, especificamente na educação cheia de não-oportunidades, e discrepâncias imensas entre os/as que podem e os/as que não podem pagar.

O sistema capitalista adequou o ensino público fundamental e médio às suas demandas. Não garante aos/ás estudantes a formação básica, tampouco a social-comunitária, produz analfabetos/as funcionais e os/as seduz a concluir o ensino médio para que APENAS consigam espaço no tal mercado de trabalho.

O sistema piramidal vai assim se moldando, apenas 37%  de estudantes de escolas publicas concluem o Ensino Médio (segundo IBGE, 2004). E a maioria já não vê o espaço da faculdade como seu, então ou encerram aí seus estudos, ou uma pequena parcela - que trabalha duro durante o dia/ ou prounistas - ingressa numa faculdade particular inflada de resposta aos interesses do capital.
Ainda, dos/as jovens entre 18 e 24 anos que chegam ao ensino superior, segundo o IBGE 2004, apenas 14,1% são negros/as
Desse modo, é impossível isentar o Estado da culpa, já que reproduz um sistema incapaz, que atinge os/as pobres e sobretudo os negros e negras.

Por trás do sistema emergencial de cotas, está é claro o anseio pela reforma estrutural da educação  de modo que forme os/as estudantes para a vida e cidadania, e garanta-lhes acesso às universidades publicas.

Mas, as cotas “aceleram o acesso a todos os quadros da hierarquia social de forma equitativa e proporcional” como afirma Carlos Vogte em “o papel estratégico das cotas”.

O furacão passou pelas escolas publicas, pelas favelas, vilarejos, pela vida dos pretos e das pretas. Garantir-lhes este espaço é avançar na construção de políticas publicas de juventude(s), de negros e negras, dos/as pobres e trabalhadores e trabalhadoras.


As políticas afirmativas assim, são as respostas mais sensatas á histórica desigualdade, opressão, não-oportunidade e injustiça. É a equidade em sua plena realização, é mais incentivo, oportunidade, e é o mínimo,  até que o furacão (o da educação publica INCAPAZ) não mais os/as atinja, até que a educação não seja uma reserva para a elite que paga.


"O filho do pedreiro vai poder virar doutor!"
Viva à conquista!
Avante por uma UNIVERSIDADE pintada de gente!


Nenhum comentário: