quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Um tal Jesus e um tal Natal




Vou-lhes contar uma história...
Dia 25/12 de algum ano ai.. Ou nem foi dia 25/12 foi qualquer outro, não sei... Ninguém sabe... Nasceu uma criança. A prometida por Deus... Jesus, de uma família pobre, que sofria do abusivo poder da época e tudo mais... Nasceu, viveu e fez a sua Páscoa. Sim, porque fazer a Páscoa é muito mais que morrer.. É ir pra junto do pai... Ainda mais da maneira como a fez, doando sua vida. Um homem de luta, que viveu, mas viveu de verdade. (!!) Que não se contentou com as coisas como eram, que acreditava no amor mútuo, que cria numa humanidade Utópica, e etc, etc...
Certamente ja  a conhecem.  Só quero associá-la ao verdadeiro sentido desta época chamada Natal, para mim... Eu venho dizendo à alguns dias que odeio o Natal. Pois bem... Não é porque não gosto desta história, nem que não creia nela.. É exatamente por acreditar e querer celebra-la tanto, que este exagero mercantil, e esta falsidade infiltrada nas pessoas me incomoda.
Nesta época as pessoas se tornam caridosas, querem doar roupas, brinquedos velhos, visitar abrigos infantis, ajudar instituições, doar cestas básicas... E todas as formas de assistencialismo existente.. Sim. Isto é excelente, não sou oposta a tudo isso.... Só acredito que é falsidade, modismo, ir aonde todo mundo vai.
 Por que fazem isto, SÒ nesta época do ano.... As pessoas também tem fome, frio, as crianças também sentem falta de um brinquedo, de uma mãe, de um colo, de leite... Nos demais dias.
Os vizinhos também querem ser cumprimentados pela manhã, ou no final da tarde, as pessoas que trabalham no comércio (e todas as outras) também querem receber um simpático 'Obrigada', em outros dias que não na semana do dia 25 de Dezembro.
Por isso não quero desejar Feliz Natal pra ninguém, porque logo asssosiam a festa, comida, saideras, ceia e nunca a este nascimento, a mensagem que foi pregada de ajuda, amor, compaixão TODOS OS DIAS DO ANO. Por isso desejo logo, boa festança e muita comida.. Deixo pra dar meus votos de AMOR (isso significa muita coisa) e paz em outra data...

3 comentários:

Marcelo Mayer disse...

eu sei como tudo isso começou, ta na biblia... inclusive a epoca do nascimento, nao a data, mas claramente a epoca.
rs
é verdade!

tudo culpa de constantino

Nathália Azevedo disse...

E graças a esse espírito "natalino" a hipocrisia só aumenta...

Lari disse...

Essa é a Day que eu conheço, forte e doce.