quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

”Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo” (Oscar Wilde)



Militância é algo que quando dá resultados é animador e tudo mais, mas as dificuldades que se tem de enfrentar, me enfraquecem. Eu juro que eu tento, que quero não parecer fraca, mas vem sendo impossível.
Vejo briga de poderes, mal uso das palavras.
Esta liberdade de expressão acaba por confundir algumas cabeças aqui na cidade de Americana, onde acreditam que sair por ai escrevendo noticias pelo avesso, da forma como bem entendem é liberdade de expressão.
 Temos na cidade um Conselho Municipal de Juventude (CMJ) que por interesse de alguns movimentos/pastorais juvenis, se formou à uns dois anos, este é amparado por uma lei (3663/02 e 4459/07), tem algumas representações, se reuniu algumas vezes, esteve e está meio fraco, justamente pela ausência de lideranças dos divesos movimentos jovens que aqui se dizem presente. Mas os poucos que restaram (Pastoral da Juventude, Umesa, Juventude do PDT) estão interessados em dar a este conselho toda a força que  pode ter nas decisões e nas políticas públicas de juventude da cidade, os conselheiros e algumas outras pessoas que estão contribuindo na caminhada organizaram, como pra inicio dessa articulação, uma formação sobre conselho, qual a sua importância e etc, estendeu-se convite a toda a Cidade.
Estiveram presentes umas 10 pessoas.



Falta interesse e sobra vontade de criticar.
Eis que surge um tópico numa comunidade do orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=40507&tid=5422796360771840813) cujo título é:
" Conselho de juventude mais uma piada" - O 'dono' deste tópico critica a SECRETARIA ou COORDENADORIA de Juventude, nem sei...- Nem o prefeito sabe que nome dar, é mais um cargo de CINCO mil reais - Crítica como se fosse o CMJ. Indignação quanto ao novo cargo? Claro, eu também. Acredito que não seria necessário, e tudo mais..
Mas o cidadão que criou este tópico, em minutos conseguiu criar uma imagem totalmente distorcida do que é o Conselho, e da forma como pretende atuar na cidade,  ainda mais, comprometeu todos os movimentos nele envolvido. Se é um absurdo mais um cargo criado, pra nada(!) o primeiro passo pra reivindicarmos, é ter no mínimo a informação CORRETA. O criador do tópico usou de uma artimanha que o colocara na parede, porque além de tudo, quando questionado ele permaneceu na sua posição e passou a criticar também o conselho, dizendo que não tinha visto nenhuma ação do mesmo, na cidade. Mas o que ele procurou saber sobre? Por que não foi na formação que aconteceu? Por que não buscou contribuir pra ação que vem tentando ser feita?
E ainda a Pastoral da Juventude(PJ) da igreja católica teve publicado num site (http://www.novomomento.com.br/a-gente-não-quer-só-dinheiro.aspx), a principio, que estavam causando conflitos na comunidade da página de relacionamentos, depois que procurei o autor dos posts e expliquei o ocorrido houve a mudança de um ponto final, mas que mudou total e integralemente a interpretação que o mesmo poderia ter. Um ponto final!!
Com tudo isso, quero mostrar minha idgnação com a falta de argumentos, e más maneiras de falar com as pessoas, más informações passadas, a diferença que um ponto e/ou uma virgula podem fazer.
Quem pode observar, o tópico da comunidade virou um lugar pra troca de ofensas, o criador apagou os posts dele deixando tudo sem o menor sentido, desde então o pessoal da PJ que haviam esclarecido a situação por lá, também preferiram apagar. No site a noticia gerou vários comentários e agora um 'disse me disse' acontece de todo lado. Páginas de relacionamento são recheadas de ofensas, e eu não quero nem ver a reunião que tratará sobre este assunto (quero sim, mas receio por tudo o que ocorrerá).


Eu anseio por um mundo onde as pessoas no mínimo, não sejam surdas nem de ouvidos nem de alma.
Onde possam dar as mãos e mais que dizer, serem verdadeiramente como irmãos.


Nenhum comentário: