terça-feira, 10 de julho de 2012




Realizada neste final de Semana a 5ª Missão Jovem da Diocese de Limeira





“A juventude unida, clamando

noite e dia, com gritos de esperança

e de Paz, de Paz!”.

Neste final de semana a Pastoral da Juventude da Diocese de Limeira realizou a V Missão Jovem nas terras de Americana e Nova Odessa, Região Sul, com o Tema “Conhecer a diversidade para evangelizar a realidade” e o Lema “Não se pode amar nem evangelizar o que não se conhece”.

Contando com o apoio de toda a região estiveram na Missão Jovem deste ano 180 missionários/as de toda a diocese,desde os/as que acolhiam e acompanhavam, até os/as que vinham ser “sal do terra e luz do mundo”, revestidos do espírito missionário.


Iniciadas as atividades no dia 7 de julho, na Paróquia Nossa Sra Aparecida, acolhidos/as pelo Grupo de Jovens “TFJ”, pelo Pe. Nardo, e por toda a comunidade, foi realizada a abertura da missão. Usando do lúdico e místico espírito Pejoteiro foi declamada a todos e todas presentes um pouco da história das duas cidades que formam a Região Sul da Diocese, na abertura ainda contamos com apresentações de Dança de Rua, Sertanejo Universitário, Chorinho, Musica Raiz, dentre outras apresentações culturais.

                            Abertura da V Missão Jovem - 07/07/2012

                            Abertura da V Missão Jovem - 07/07/2012.

A juventude ainda pôde desfrutar de uma mesa formativa com o Pe. Reginaldo Andrieta e a Jovem Roberta Agustinho falando um pouco sobre missionariedade na Igreja e na Pastoral da Juventude.

Ao fim desse momento os padre: Reginaldo (São Judas Tadeu - Americana), Jefferson (N. Sra do Brasil- Americana), Reinaldo (N. Sra. Aparecida- Americana) e Ricardo (São Benedito – Cosmópolis), abençoaram as águas e enviaram os/as missionários/as as 9 paróquias que se prontificaram a acolher:

Em Americana:
N. Sra. Aparecida, N. Sra. do Brasil, N Senhora Auxiliadora, São Vito, São Luiz Gonzaga, São Domingos e São Benedito.

Em Nova Odessa:
Nossa Senhora das Dores e São Jorge


Dentre as experiências vividas por esses/as missionários/as nos dias 7 e 8 tivemos visitas as casas das comunidades, visitas a clínicas de trabalho com dependentes químicos, soro positivos, idosos, crianças, visita ao assentamento MST, trabalho com o Crisma, dentre outras diversas atividades, que proporcionou à organização desta missão um enorme prazer em ver a alegria e a realização de cada missionário/a em cada uma das visitas.



                                    Visita dos/as missionários/as ao assentamento do MST Milton Santos




Visita às casas


Na segunda feira, 09 de julho (feriado), foi dia de reencontro, a partir das 8 horas os/as jovens missionários/as que peregrinaram e conheceram a realidade sulista de nossa diocese se reuniram na Paróquia São Jorge, Nova Odessa, onde o grupo de jovens “JUC”, e o Pe. Itamar abriram as portas para acolher toda a juventude missionária da diocese de Limeira, para que pudessem partilhar as experiências e celebrar o ardor missionário que queimava dentro de cada Jovem.



Durante as partilhas muita alegria e emoção no depoimento dos/as jovens missionários/as, tanto os/as que se dispuseram a evangelizar saindo de suas casa, quanto daqueles/as que abriram suas casa para acolhê-los/as e os/as acompanharam, realizando assim também um trabalho missionário junto ao acolhido/a e vivendo essa experiência inenarrável.


E com o Espírito Pejoteiro que move e anima a caminhada dessa juventude, encerrou-se a 5ª Missão Jovem, que fecha o primeiro de muitos ciclos missionários que virão, passando por todas as regiões da diocese e despertando na juventude o protagonismo juvenil e missionário de Jesus. 


A Pastoral da Juventude agradece a todos/as que direta e indiretamente apoiaram esta Missão, ao Dom Vilson, bispo diocesano que sempre apoia e incentiva os trabalhos da PJ, ao Pe. Eder Justo, secretário pastoral diocesano, que sempre nos acolhe com carinho e alegria apoiando e incentivando os trabalhos pastorais, ao assessor religioso Pe. Elcio, que não mede esforço para ajudar na condução da querida Pastoral da Juventude, ao Pe. Deivison, novo assessor do Setor Juventude, que mesmo novo no ministério junto às juventudes diocesanas enviou seu apoio e cuidado, ao Pe. Ricardo por seu carinho cuidado e presença sempre junto à Pastoral da Juventude, ao Pe. Reginaldo, por se dispor a acompanhar e ajudar na preparação de nossos missionários e missionárias.



Agradecemos também a todos missionários, todas missionárias das Regiões: Centro, Centro-Norte, Leste e Norte que se dispuseram e estiveram cheios/as de profetismo, e às paróquias e padres que abriram suas portas para acolhe-los/as: Par. N. Sra Aparecida - Padre Reinaldo, Par. N. Sra. Do Brasil – Pe. Jefferson, Par. São Vito – Pe. Antonio Ramildo, Par. São Luiz Gonzaga – Pe. Luiz Rosa, Par. São Benedito – Pe. Vilson, Par. São Domingos – Pe. Lazaro, Par. N. Sra. Auxiliadora – Pe. Cabral, Par. N. Sra. Das Dores – Pe. Oscimar e Par. São Jorge – Pe. Itamar.
A pastoral da juventude da diocese de Limeira não tem palavras para traduzir a gratidão pelo apoio e acolhida nesta Missão.

A toda juventude da Região Sul – Diocese de Limeira, parabéns pelo empenho e organização da V Missão Jovem.





“Ide e Anunciai até os confins da terra. (At. 1 – 8)”
Pastoral da Juventude – Diocese de Limeira


Nenhum comentário: